O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Porcentagem (%)

É o modo mais simples de expressar a concentração química de uma solução, a qual pode ser feita de três maneiras:

a)% Peso/Volume (P/V) -  gramas de  soluto em  100 mL de solução.

Expressa quantas gramas de soluto há em  100 mL  de  solução. Assim, por exemplo uma solução de NaCl a 0,9 % contém, 0,9 gramas de NaCl em 100 mL de solução, cujo  solvente, quando não explicito, é a água. A água usada no preparo de soluções pode ser desde a água destilada ou dependendo da pesquisa uma água altamente purificada indo desde a livre de íons minerais até aquela livre de DNAse, RNAse. Quando uma solução porcentual é expressa em p/v fica implícito que se refere a g %, isto é, gramas de soluto em 100 mL de solução. Portanto não é necessário colocar a unidade de medida, NaCl 0,9 g %, basta NaCl a 0,9 %.
Entretanto, quando a porcentagem do soluto não está em gramas é necessário especificar, por exemplo, solução de glicose a 100 mg %.
Embora possa parecer simples preparar uma solução em %, um cuidado especial deve ser tomado com relação aos solutos na forma cristalina (sólida, pó). Assim, algumas substâncias possuem na sua estrutura química, água de cristalização enquanto outras são sólidos cristalinos anidros. Isso consta dos rótulos dos frascos dos produtos e é o primeiro detalhe para o qual devemos estar alertas quando do preparo de solução em %.
Por exemplo, NaCl geralmente é um sólido cristalino anidro (sem moléculas de água de cristalização em sua estrutura molecular). Assim, para ser preparado 100 mL de NaCl a 0,9% bastaria pesar 0,9 g do produto, dissolver e completar para 100 mL com água purificada.
Por outro lado, sulfato de cobre é um sal que geralmente contém em sua estrutura 5 moléculas de água de cristalização (CuSO4.5H2O) e isso precisa ser levado em consideração nos cálculos quando do preparo de soluções. Assim, se por  exemplo for preciso preparar  250 mL de sulfato de cobre a 5% essa solução deverá conter 5 g de CuSO4 em 100 mL de solução. Como preciso de 250 mL a solução deverá conter 12,5 g de CuSO4 nesse volume.
Entretanto, se for pesado 12,5 g do CuSO4.5H2O será pesado menos do necessário porque se estará pesando a água de cristalização. Desse modo, deve ser feito um cálculo para compensar essas moléculas, o que daria um peso final de 19,5 g de CuSO4.5H2O.
Além do cálculo de compensação das águas de cristalização, também devem ser feitas as correções quanto a pureza do soluto, pois nem todos são 100% puros.
A ferramenta de cálculos, encontrada no final dessa exposição teórica, faz automaticamente todas essas operações matemáticas a partir das informações fornecidas pelo usuário.

b) % Peso por Peso  ( p/p)   - gramas de soluto em 100 g de solução.

Expressa quantas gramas de soluto há em 100 gramas de solução e se o solvente é água (d=1,0) equivale a % em (p/v) descrita antes.
Essa não é uma maneira usual de expressar a concentração de soluções preparadas em laboratórios, mas se assim for feita deve fica explicito que a % é em p/p.
Por outro lado, deve ser alertado que a concentração dos ácidos comprados (estoque) a partir dos quais são preparadas soluções está sempre expressa em % p/p.
Assim, no almoxarifado dos laboratórios há HCl a 36% H2SO4 a 98% ou H3PO4 a 85% e em todos a % se refere a p/p. Assim, a partir da densidade desses ácidos, a qual está sempre expressa em g/mL podemos calcular qual o volume de ácido concentrado que desejamos pipetar para conter a massa (g) de ácido necessária para preparar uma solução de determinada concentração desejável.

c) % Volume/Volume (v/v) - mL (ou L) de soluto em mL (ou L) de solução.

Expressa quantos mL de um soluto numa forma líquida há em 100 ml de solução final.
Assim, por exemplo, etanol a 75%(v/v), significa que foi misturado a proporção de 75 mL de etanol puro com 25 mL de água.
Essa não é uma maneira usual de preparar soluções e geralmente é usada quando da mistura de vários solvente. Portanto, precisa ficar explícito nos rótulos dos produtos que se refere a % em v/v para evitar erros.

Passo a Passo no Preparo de Solução em Porcentagem (P/V)
1- Pegar no almoxarifado o frasco do soluto;
2- Se o soluto for sólido verificar pela fórmula molecular contida no rótulo se ele contém água de cristalização;
3- Se o soluto tiver água de cristalização anotar do rótulo:
a) A massa molecular do produto;
b) Número de moléculas de água de cristalização.
4- Se o soluto for liquido, anotar sua densidade (g/mL);
5- Anotar a pureza do soluto, como informado no rótulo;
6- Abrir a tela de cálculos e lançar essas informações na ferramenta de cálculos em complementação a concentração desejada e volume de solução;
7- Anotar o peso (soluto sólido) ou volume (soluto liquido) obtido
8- Pesar ou pipetar o calculado e preparar a solução de acordo com o volume desejado informado segundo os princípios laboratoriais de preparo de soluções, ilustrado nas figuras a seguir.

Abrir tela de cálculo